domingo, 13 de novembro de 2011

Jesus – Seus exemplos e ensinamentos.









Objetivo: A criança deverá ser levada a sensibilizar-se para o estudo do tema Jesus, a partir de situações do seu dia a dia, referente ao tema abordado.

Refletir acerca dessas ideias para avaliar sua importância e valorizar os benefícios para praticar o ensinamento de Jesus sobre o amor ao próximo, fazendo aos outros o que gostaria que os outros lhe fizessem.

Aplicar esses conceitos ao seu dia a dia, identificando suas dificuldades para isso, tais como: egoísmo, orgulho, vaidade (dificultando a prática do amor ao próximo).

Concluir pela necessidade de mudar esses hábitos, atitudes e comportamentos, substituindo-os por outros que facilitem a vivência dos ensinamentos, tais como: fraternidade, solidariedade, cooperação, caridade, etc.

Sensibilização: Apresentar o Livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo, perguntando quem conhece esse livro e o que estudamos com ele? Explicar a importância do Evangelho Segundo o Espiritismo, onde estão contidos alguns dos ensinamentos de Jesus.
Conversar com as crianças sobre o que estudaremos na Evangelização.

História: A lição mais importante
Há muito, muito, muito tempo, Jesus veio à Terra para ensinar aos homens a viver melhor, sem brigas, sem discussões, como Moisés já havia ensinado antes.
Um dia ele subiu a um monte para rezar. E passou a noite no monte.
Ao amanhecer, chamaram seus amigos, aqueles que o seguiam e aprendiam com Ele a fazer a Vontade de Deus e viver melhor, mais feliz.
Descendo um pouco o monte, parou num lugar plano, no alto, onde se achava grande quantidade de amigos seus e uma multidão de gente.
Eles queriam tocar em Jesus porque achavam que bastava tocar Nele para ficarem curados. E todos queriam ouvir o que Jesus ia dizer.
Você sabe o que Jesus fez?
Jesus então começou a falar:
“Felizes os que são mansos (calmos, que não gostam de violência, confusão, etc.)”
Ele explicou também que um mandamento de Moisés era o mais importante de todos e valia por todos eles. É o que diz: Amar a Deus sobre todas as coisas.
Jesus acrescentou que além de amar a Deus, nós também temos que amar as outras pessoas como amamos a nós mesmos.
Durante muito tempo, Jesus continuou ensinando muitas coisas àquelas pessoas que tinham ido vê-lo, ouvi-lo e serem curadas.
No meio do povo havia muitas crianças que foram com seus pais para ouvirem ou serem curadas por Jesus. Essas crianças não entendiam muito bem todas as coisas que Jesus falava.
Sabe o que as crianças ficaram fazendo enquanto Jesus falava?
As crianças estavam inquietas, então, os pais mandaram as crianças se sentarem no chão e ouvir o que Jesus estava dizendo:
“Por isso, tudo quanto quiserem que os outros lhe façam, façam vocês também a eles. É isso que os Mandamentos de Moisés e todos os outros ensinamentos querem dizer.”
Algumas pessoas seguiram o que Jesus disse e aprenderam a viver melhor. Outras pessoas logo, logo, esqueceram o que Jesus ensinou e continuaram a não se preocupar em só fazer aos outros o que gostariam que fizessem a elas.

Compreendendo como fazer para amar o próximo conforme Jesus ensinou:
- Essa foi a lição mais importante que Jesus ensinou. Você sabe por quê?
- Jesus também ensinou como se deve fazer para praticar esse mandamento. Você sabe como?

Falando das dificuldades para aplicar a lição de Jesus ao seu dia a dia:
- Você nem sempre faz ao outro o que gosta que o outro faça com você? É difícil?
- Qual a dificuldade? É o egoísmo, ou o que?

Concluindo pela necessidade de mudança:
- Vamos mudar um pouquinho?
- Que hábitos a pessoa precisa ter para fazer ao outro o que gosta que o outro faça com ela?
Ser paciente, fraterno, benevolente, amar aos nossos amiguinhos, perdoar, não falar palavrão e obedecer aos nossos pais.

Atividade: Pintura gravura do livro.

by: Alice Lirio

Nenhum comentário: