terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sugestões para Passar o Tempo de Espera até o Ínicio da Aula

   Enquanto as crianças aguardam o início da aula, existe um tempo de espera que poderá ser utilizado com algumas sugestões abaixo.

   Consideramos que essas sugestões atendem a classes de 30 a 40 alunos, por um tempo de 20 a 30 minutos. Para classes com alunos acima deste número o evangelizador deverá adaptar-se às condições físicas, espaço, tempo e trabalhadores. De qualquer forma encontrar a melhor maneira de aproveitar a oportunidade de estar com as crianças, uma vez por semana, para mostrar-lhes o caminho do bem e do Evangelho com atividades que incentivem a paz e a união dentro do que for possível.

   - Deixar na classe uma caixa com livros espíritas infantis.
   -Desenvolver e implantar a Biblioteca Comunitária, cada um trazendo livros de casa para ficar no Centro e formar a biblioteca (Quando a condição social da criança o permitir).
   - Distribuir crachás anotando os nomes e colocando nas crianças, aproveitando para abrir espaço para conversar sobre a semana, suas conquistas e dificuldades.
   - Deixar os crachás em uma caixa, ou espalhados sobre a mesa ou cadeiras, para que eles procurem o seu próprio crachá ou escrevam seus nomes em etiquetas adesivas, colocadas á disposição pela sala, e colem na blusa. esta sugestão funciona bem para classes numerosas e com público não muito assíduo.
   - Como variante da sugestão acima, os crachás poderão ser encontrados e entregues aos seus donos pelos colegas.
   - Nesta idade as crianças juntam-se em grupos separados por sexo. Colocar jgos educativos à disposição para que brinquem.
   - Usar a lousa, dividindo-a para que todos participem brincando de adivinhação, jogo da velha, etc.
   - Utilizar a música como elemento de entrosamento entre as crianças e para a diversão.
   - Utilizar a ginástica como um incentivo à saúde do corpo.
   - Utilizar o relaxamento, com música instrumental de fundo e tapete, para acalmar os sentidos e o corpinho das crianças .
   - Após este tempo, que será, muitas vezes,  agitado e barulhento, promover uma mudança no ambiente.

    Por exemplo: Escurecer a sala, apagar as luzes, fechar a janela, sentar no chão, colocar música ambiente, cantar música suave e através de palavras de calma como uma viagem pela natureza, pelo céu, através das nuvens, caminhar pela praia, ir preparando-os para a prece.

Evangelizador: Sucesso, dedicação e muito amor!!

(Adaptação da Apostila da Aliança Espírita Evangélica - Ciclo Primário - Programa A)


Nenhum comentário: