terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Podcast: uma nova maneira de comunicar

3
O podcast é uma nova maneira de comunicar.
Pessoas se reúnem em torno de um microfone para conversar sobre assuntos diversos. Essa conversa é gravada, editada e disponibilizada na web para ser ouvida e/ou baixada. É como um programa de rádio, só que diferente. O podcast não nasceu como os programas de rádio, evolução dos programas de auditório com atrações musicais – se bem que teremos músicas em nosso PodSer.
O podcast, acredito, nasceu da sacada de alguém: rolava um bate-papo, o assunto era empolgante, as informações e opiniões de quem participava eram tão interessantes que esse alguém pensou: -“E se a gente gravasse nossas conversas?”
Dito e feito: o próximo bate-papo foi gravado e disponibilizado na web. Pessoas com interesses afins baixavam esses podcasts para ouvir quando podiam em seus tocadores portáteis, como tantos que há hoje em dia, ou ouviam direto da web, interagindo através de e-mails. A coisa foi ficando cada vez melhor!
Bem, essa história é a que eu imagino. Na Wikipédia, a explicação de podcast é assim:
Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudiovídeofotoPPS, etc…) pela Internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um podcast.
A palavra “podcasting” é uma junção de iPod – marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting -, ou a sigla para Personal On Demand (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda), e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão). A série de arquivos publicados por podcasting é chamada de podcast. O autor de um podcast é chamado podcaster.
O termo “podcast” é creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de 2004
O conceito do podcast é creditado ao ex-VJ da MTV Adam Curry
Nós do SER gostamos dessa idéia de bater-papo sobre espiritualidade, religiosidade, sobre o Evangelho, e também de convidar pessoas interessantes para esses bate-papos.
Então, criamos o PodSer!
Reunimo-nos em um estúdio de áudio, ligamos o microfone e um gravador e começamos a conversar.
As idéias fluíram e foi muito agradável.
Ouça o PodSer e faça seus comentários, mande suas sugestões e coloque também suas críticas e perguntas. Será essa interação que norteará nossas gravações.
Os episódios (é assim que chamamos os programas) são vivências novas para nós, que pretendemos aprimorar, mas já dão uma boa idéia do tipo de interação que teremos, sempre buscando valores primordiais do Evangelho exemplificados pelo nosso Mestre Jesus.
Ouça, aproveite, comente, critique, participe, sugira, compartilhe…

Nenhum comentário: