sábado, 7 de julho de 2012

Artigo - Bullying


Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo" afirma Cléo Fante(1). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio. 
(1)Educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ).
                                                                   Mais...
Cyberbullyng - A violência virtual
Na internet e no celular, menagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullyng ainda mais perverso.
                                                                         Mais...
Não deixe que os problemas os afastem dos seus filhos! 
Diálogo desde de cedo.
Permita que eles Falem! Ouça! 
Sem julgamentos. 
E oriente! 
SEMPRE!
                                                                       Elaine Saes


Nenhum comentário: