domingo, 23 de junho de 2013

Recurso Didático - Livro sem Palavras

HISTÓRIA DO LIVRO SEM PALAVRAS





Trata-se de um livrinho colorido, no qual usamos como visual, para
evangelizar as crianças. Você pode fazer um, usando papel- cartão,
verde,.dourado, vermelho, preto e branco.

(Mostre a capa verde)

Aprendemos sobre muitas coisas verdes que Deus fez. Quem pode
me dizer uma coisa verde que Deus criou? Deus fez um lindos jardins
verdinhos

(Mostre a página dourada)

Temos  outro lindo lar, esperando por nós.  O lindo lar que é no Plano Espiritual..
Deus nos ama. Ele quer que um dia vamos morar nesse lindo lar . Mas isso depende de nós, de nossas ações e pensamentos. Esse lugar 
 é lindo, lindo, lindo, e lá existe muito amor .
As colônias espirituais são lugares muito alegres. E se nós tivermos o bem proceder, iremos para lá futuramente, quando desencarnarmos.

(Mostre a página vermelha)

Esta cor vermelha faz-nos lembrar de muita energia. Jesus sempre teve muita energia e vontade firme para nos ajudar a sermos pessoas melhores. Por isso Ele encarnou junto a nós; para seguirmos o seu exemplo de trabalho incansável em torno do próximo.
 Deus, Cristo e Caridade, esse é o lema que devemos ter em nosso coração.

(Mostre as páginas preta e branca)

Este preto representa os vícios - morais e materiais. Essa cor representa nossas limitações, nossos erros, nosso endurecimento e resistência em nos transformarmos moralmente.

E a cor branca representa todas as virtudes. Algumas já conquistamos e outras ainda conquistaremos. O esforço para que isso aconteça deve ser contínuo. Evoluindo, passo-a-passo, construiremos nossa felicidade plena.

(cante um corinho que fale de Jesus e depois toque um CD de música
infantil bem baixinho).

Alguns de vocês já conhecem Jesus. E, quem sabe, conversar com Ele em uma prece ou agradecimento. Se você quer, venha até a frente para que possamos ouvi-lo...


ATIVIDADES PARA O LIVRO SEM PALAVRAS:
1. Livrinho sem palavras: monte com as crianças

2. passeio na natureza: Mostre uma cor para as crianças, e elas terão que
dizer uma criação correspondente aquela cor. ex: azul - céu; vermelho - flor;
verde - grama... etc.

3.Recapitulando a história: Permita a participação das crianças, deixando-as
manusear os visuais, contar a história, etc.

4. As crianças podem fazer desenhos sobre a criação em pratos de papelão.

5. Jogo da memória: Em 16 quadrados de cartolina, da mesma cor, cole
figuras sobre a criação, 8 pares diferentes. Os quadrados estarão virados
sobre a mesa. O professor fará as perguntas a respeito da lição, e a criança
que responder corretamente poderá escolher dois quadrados. Se as figuras
escolhidas formarem um par, a criança ficará segurando os 2 quadrados. Se
a criança não acertar o par, os quadrados serão devolvidos a mesa.

( de acordo com a maturidade das suas crianças, poderá ou não deixar as
figuras virada para cima, quando devolvidas a mesa. Use sabedoria. É
preciso ser uma atividade gostosa, além de ajudar no aprendizado. De
maneira alguma deve ser frustrante para as crianças.)

Perguntas para revisão


Nenhum comentário: